Compostagem Orgânica

[GUIA] Como Fazer Compostagem Orgânica em Casa Passo a Passo

Vídeo explica como pessoas comuns estão preparando uma Terra Fértil para Produzir qualquer Alimento Orgânico utilizando técnicas infalíveis

(Mesmo que você ainda não tenha experiência na área, ou não possua grandes espaços)

curso terra fertil imgrower como fazer compostagem organica passo a passo

EU QUERO PRODUZIR MEU PRÓPRIO ALIMENTO ORGÂNICO

Nós precisamos ajudar nosso Planeta Terra de alguma forma. E a compostagem orgânica é uma delas.

Nesse Artigo Guia e completo você vai aprender como fazer compostagem orgânica em casa passo a passo.

Muitas vezes essa ajuda começa na nossa própria casa, ou melhor, na nossa forma de interagir com o meio ambiente a nossa volta.

Você já parou e pensou na possibilidade de começar ainda hoje a deixar sua casa mais ecológica e orgânica? Diminuir o lixo gerado, usufruir de forma completa os alimentos consumidos, e ainda gerar seu próprio adubo, de altíssima qualidade?

Acredite, tudo isso é possível com a compostagem orgânica doméstica.

Essa é simplesmente a melhor decisão que você pode tomar em relação ao que fazer com seus resíduos orgânicos.

Acredite ou não, esses resíduos especiais representam mais de 50% de todo o lixo produzido no planeta.

Pode ter certeza absoluta, nossa horta caseira (mais conhecida como planeta terra) juntamente com todos seus vasos de flores e árvores vão agradecer profundamente seu ato.

Você sabe o que é compostagem orgânica?

O que é compostagem orgânica

Compostagem é um processo especial e natural de pura transformação de matéria orgânica geralmente encontrada no lixo em adubo orgânico (conhecido como composto orgânico). Muitos consideram o processo de compostagem uma “reciclagem do lixo orgânico“, pois o adubo (resultado final do processo) pode ser utilizado tanto na agricultura comercial como em jardins e vários tipos de plantas.

Esse processo chamado compostagem é realizado através do uso dos próprios microrganismos que estão presentes nos resíduos (lixo), através de condições ideais de umidade, aeração e temperatura.

A melhor forma de fazer isso é utilizando uma composteira doméstica, que oferece todo o suporte para a nossa empreitada!

Vamos Aprender Como Fazer a Compostagem Orgânica Passo à Passo

1 – Recipiente para coletar descartes orgânicos

Um bom recipiente que será usado para coletar todos os descartes orgânicos, tal como: cascas de frutas, legumes, talos, folhas, etc.

Uma excelente dica é deixar na pia da cozinha ou muito próximo, e sempre mantenha fechado, evitando assim que insetos e mosquitos coloquem ovos ou influenciem negativamente nossos resíduos.

Recipiente próprio para compostagem orgânica

2 – Composteira

Você vai necessariamente precisar de uma composteira que se adeque bem a sua família (o tamanho da composteira irá variar de acordo com a quantidade de pessoas na casa).

A essência de uma composteira simples e funcional é básicamente 3 caixas plásticas onde uma se encaixa na outra, a primeira caixa e a segunda são chamadas de caixas digestoras, essas duas primeiras caixas possuem os fundos furados para possibilitar o vazamento do líquido, e consequentemente permitir que as minhocas atravessem de uma caixa até a outra, já a terceira caixa é completamente fechada, com uma pequena torneira em algum lugar para a retirada tranquila do adubo líquido.

A composteira é completamente projetada com o intuito de gerar um ambiente perfeito para a compostagem dar certo, tudo isso sem atrair pragas ou insetos invasores, e sem odores, mas é claro que tudo preciso ser feito corretamente. Ela também precisa ser deixada em um ambiente com proteção de chuva, e de luz solar.

Composteira doméstica para compostagem orgânica caseira

3 – Húmus

De preferência húmus (terra) com com minhocas vermelhas, ou também pode ser minhocas californianas, para quem não conhece esse tipo de minhoca elas se alimentam de material orgânico fresco que não se degradou completamente, esse tipo de minhoca é ideal para a sua compostagem.

Uma dica extremamente valiosa que passa despercebida por muitas pessoas é o seguinte: Você precisa deixar de lado a terra vermelha e não deve utiliza-la, pois esse tipo de terra dificulta ao extremo a passagem do líquido.

Húmus de minhoca para compostagem orgânica

4 – Material Vegetal Seco

Você vai precisar de um pouco de material vegetal seco, tal como alguns dos mais conhecidos: serragem grossa, grama seca, palhas ou folhas secas. Caso você opte por utilizar serragem, tenha certeza que ela está limpa e totalmente livre de resíduos tóxicos ou químicos, como tinta, cola, ou até mesmo verniz.

Material vegetal seco para compostagem orgânica

5 – Pazinha de Jardinagem ou Ancinho Para Misturar os Compostos Orgânicos

Ancinho e Pazinha para compostagem orgânica

Vamos lá: Como Fazer Compostagem Orgânica em Casa Passo a Passo:

Imagem da composteira completa com minhocas e resíduos orgânicos

1 – Vamos começar cobrindo a parte de baixo (o fundo) da caixa de cima (a primeira caixa) com uma camada bem trabalhada de 5 à 7 cm de altura composta de húmus com bastante minhoca.

2 – O próximo passo é colocar o material orgânico em um dos cantos (OBS: não esparramar tudo pela caixa, mas sim concentrar em um espaço pequeno), depois inserimos um pouco do nosso material vegetal seco (por exemplo: grama seca) e com nosso ancinho ou pazinha misturamos todos os materiais.

Feito isso cobrimos totalmente com o vegetal seco. Essa etapa é extremamente importante para o nosso processo e claro, para que nosso projeto de compostagem não acaba por atrair insetos, mosquitos e solte cheiro ruim pelo ambiente (ninguém merece!).

3 – Geralmente leva 30 dias para a primeira caixa encher, logo após isso ocorrer é necessário executar a troca de posição entre a segunda e a primeira caixa (é só trocar as posição, simples né?)

Na segunda caixa é colocado somente a terra (ou húmus), e então bastante repetir o processo entendido anteriormente.

4 – Nos 30 dias seguintes, a segunda caixa vai enchendo enquanto nosso material da primeira vai terminando seu processo, e quando esse período terminar, nós podemos executar a remoção do adubo (húmus) e fazer assim novamente a inversão das nossas caixas, e assim continua nosso processo.

5 –  O adubo líquido é removido pela torneira, o qual precisa ser posteriormente diluído em água para que possa ser usado na rega das plantas. Já quando se trata da remoção do húmus, a melhor forma indicada e posicionar nossa composteira no sol (pois as minhocas odeiam a luz, e consequentemente mergulham na terra) e com a pazinha de jardinagem você vai passando de leve na superfície, devagar e aos poucos, até retirar todo o adubo e não afetar tanto as minhocas. O ideal é conseguir coletar somente o material, sem nenhuma minhoca.

Muitos especialistas no assunto afirmam com total certeza que o material vegetal seco utilizado no nosso processo da compostagem orgânica é de extrema importância e você jamais deve inserir os resíduos na sua composteira sem utilizá-los.

Observações importantes: Recomenda-se que jamais se coloque fezes de animais domésticos, carne, limão, e óleo. Mas claro, outras frutas cítricas como a laranja pode ser utilizada, estamos falando aqui para evitar somente o limão. Desde que as frutas cítricas não ultrapasse 25%. Alimento orgânico cozido também funciona muito bem, mas claro, se comparado com resíduo fresco deve ser utilizado em quantidade muito reduzida.

Vídeo explica como pessoas comuns estão preparando uma Terra Fértil para Produzir qualquer Alimento Orgânico utilizando técnicas infalíveis

(Mesmo que você ainda não tenha experiência na área, ou não possua grandes espaços)

curso terra fertil imgrower como fazer compostagem organica passo a passo

EU QUERO PRODUZIR MEU PRÓPRIO ALIMENTO ORGÂNICO

[GUIA] Como Fazer Compostagem Orgânica em Casa Passo a Passo
5 (100%) 3 votos

Digite O Que Pensa